Os motivos para cursar administração

O curso de administração está entre as opções mais amplas do mercado atualmente. Por conta disso, quem se forma nesta graduação consegue trabalhar em diversos setores e também tem o conhecimento necessário para montar o próprio negócio. Afinal, as empresas precisam de um profissional com formação em administração para trabalhar não só neste ramo, mas nos setores de marketing, recursos humanos (RH), planejamento, financeiro e contabilidade. Se você ainda não tem certeza sobre cursar uma graduação nesta área, descubra aqui quais as vantagens desta formação e como você pode ser destaque no setor!

Como é a graduação em administração

Este curso, que normalmente tem duração de quatro anos, é um dos mais versáteis do mercado, pois traz matérias de diferentes áreas. A grade curricular reúne marketing e comportamento do consumidor, contabilidade, micro e macroeconomia e matemática financeira. “Englobar conhecimentos diversificados é a maior vantagem desta formação”, aponta o fundador da Konkero, Guilherme de Almeida Prado, formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP – FGV).

Por esse motivo, aproveite todos os conhecimentos das matérias, mesmo que algum tema não agrade tanto. “Futuramente, aquela disciplina que você não considera importante pode fazer a diferença na sua carreira. Eu, por exemplo, não me interessava por RH e isso fez muita falta quando precisei estruturar equipes na minha empresa. Tive que aprender na marra o que poderia ter aprendido na faculdade”, aconselha Guilherme.

Na hora de escolher o curso, preste atenção a essa diversidade de matérias. Existem instituições que indicam disciplinas específicas para o direcionamento profissional, por exemplo, comércio exterior, marketing ou estratégia. É preciso fazer essa escolha nos últimos anos da faculdade, então, pesquise bastante antes de se matricular.

Além disso, pergunte se o curso é voltado para o setor público ou direcionado especialmente para o setor privado, que são os chamados cursos de Administração de Empresas. “As oportunidades são muitas. Basta o estudante traçar o que ele quer para a carreira dele, seja trabalhar como funcionário em uma empresa ou abrir o próprio negócio. O mais importante é estar confortável com as escolhas e saber que sempre existem novas possibilidades”, afirma Ana Carolina Corrêa, administradora e analista na área de Planejamento Estratégico de Receita da TAM.

 

Seja o destaque dessa área!

Para Guilherme, que acumula 15 anos de experiência no setor, um administrador aprende tanto na sala de aula quanto no ambiente de trabalho. E saber aproveitar essas oportunidades é um dos principais itens para ter sucesso. “O equilíbrio entre conhecimentos da teoria e da prática podem fazer toda a diferença. Por mais chato que seja o trabalho, você sempre tem a chance de aprender muito. Quem se desmotiva com o trabalho deixa de aprender e, então, tem mais dificuldades de mudar para um emprego melhor e mais desafiador”, opina o especialista.

Também é importante investir em idiomas e atividades na área. “O curso de inglês, por exemplo, está entre os mais requisitados. Quem se destaca no setor, sabe falar essa língua”, comenta Ana Carolina, recém-formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie.

Por isso, invista em cursos, que podem ser online ou não, e vá atrás de fóruns para tirar dúvidas sobre este e outros temas. “Considere também cursos de informática e qualquer outro que agregue aprendizado. Sem dúvida esse investimento fará diferença em sua carreira”, sugere a analista da TAM.

 

Leave a comment